demo-attachment-1436-Rectangle-669-2
demo-attachment-532-Polygon-1
demo-attachment-3350-Rectangle-671

Sobre nós

demo-attachment-106-Rectangle-674
demo-attachment-46-Rectangle-6711
demo-attachment-44-Group-71
demo-attachment-202-Rectangle-653
demo-attachment-1423-Rectangle-675-2
demo-attachment-45-Group-72
4
demo-attachment-1855-Rectangle-669-3
demo-attachment-1117-Group-80-3
demo-attachment-3249-Group_63
demo-attachment-3250-Group_64
img2_remer_337x336_transparente
demo-attachment-258-Group-75
img3_remer_337x336_transparente

nossa história

superar as espectativas

A história da Associação REMER teve seu princípio no ano de 1988, marcada pela luta pelos direitos infanto-juvenis, presença nas diversas mobilizações comunitárias e movimentos sociais pela proteção social e integral desse público; tais ações foram um dos grandes pilares que fortaleceram, neste período, a Promulgação da Constituição Federal e do Estatuto da criança e do Adolescente (ECA, 1990). Porém, a distância entre as proposições da lei - de que todas as crianças e adolescentes são “sujeitos de direitos” e de “proteção integral” do Estado, família e comunidade – e ao que acontecia no dia-a-dia daqueles que habitavam ou sobreviviam nas ruas, suscitou diversos debates e mobilizações de acadêmicos, militantes, organizações de proteção e da própria população. Em junho de 1988, um grupo de moradores do Rio de Janeiro iniciou o trabalho de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco social e de violação de direitos nas ruas da cidade, com foco na Central no Brasil.

A Associação Refúgio de Meninos e Meninas de Rua - REMER, instituição filantrópica, foi  fundada em 09 de janeiro de 1989 por um grupo de 20 pessoas  apoiadas pela Fundação Holandesa “Help Mij Leven” e pela Igreja Metodista, com a finalidade de atender  crianças e adolescentes em situação de risco social nas ruas, assumindo o desafio de propiciar condições para que crianças e adolescentes resgatem seus direitos humanos e sua dignidade.

Nos primeiros 24 anos a REMER RIO, na cidade do Rio de Janeiro, atendeu crianças e adolescentes em situação de rua através dos: Serviços de Abordagem nas ruas; Serviço de Casa de Apoio Noite; Serviços de Casas de Apoio Dia; e Serviços de Acolhimento em Casas-lares. O Serviço de Abordagem nas ruas ocorreram na Central do Brasil, Rodoviária e Leopoldina. A partir de 2009  a Abordagem  passou a ser realizada nas ruas das Favelas do Jacarezinho, Manguinhos e Nova Holanda onde foram atendidas crianças e adolescentes usuárias de Crack.

Em 2013, devido às mudanças no cenário da Cidade do Rio de Janeiro e novas Políticas Públicas voltadas à abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua, a REMER percebeu que este público não mais se encontravam nas praças e ruas do Centro do Rio e nos lugares onde a Associação realizava o seu trabalho. Haviam sim migrado para dentro das comunidades, onde muitos fortaleceram seus vínculos sociocomunitários. Porém, considerando as vulnerabilidades socioeconômicas presentes e os diversos acessos negados e negligenciados para as periferias cariocas, advindos da desigualdade social, outros tantos foram acolhidos pelo tráfico, enquanto alternativa de subsistência. Dessa forma, a REMER realizou visitas e pesquisas de campo neste novo cenário, alterando seu foco de atuação, passando a somente intervir na Proteção Social Básica, oferecendo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a meta na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares e comunitários, nas Favelas: Antares em Santa Cruz - 2013 a 2020;  Morro da Pedra Lisa no Centro - 2014 a 2017; Morro do Salgueiro na Tijuca - 2018. Em 2020 até o início de 2024 com Serviço de Abordagem Especializado em Proteção Social na Ocupação Morada Feliz e Ocupação Habibs no Santo Cristo. Atualmente, desde 2019, desenvolve-se Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a meta na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares e comunitários, na favela de Faz Quem Quer, em Rocha Miranda.

Para a execução de seus objetivos a Associação REMER Rio, desde sua fundação, manteve-se parcerias com Organizações filantrópicas, Organizações da Sociedade Civil, Instituições Religiosas e Associações de Moradores, como:  Instituto Central do Povo (ICP da Igreja Metodista) na Gamboa; SPARTA Associação Esportiva do Morro da Providência e Pedra Lisa;  Igreja Metodista da Comunidade do Jacarezinho. Atualmente, mantém parceria com o Instituto Silvestre na favela de Antares, a Rede Rio Criança, Associação de Moradores da Favela Faz Quem Quer e a Associação Claves Brasil.

Em 1994, à REMER expandiu-se para Minas Gerais com o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em Unidades Residenciais (Casas-Lares) em Aldeia, Proteção Social Especial (ECA,art.101); A REMER MINAS realizou este serviço  no Sítio Shalom, na cidade de Pequeri, MG, entre os anos de 1993 a 2022, oferecendo às crianças e aos  adolescentes um espaço de maior contato com a natureza e longe da violência urbana. Também foi oferecido  o Serviço de Acolhimento - República de Jovens para os que completaram 18 anos e não foi possível a reintegração à família de origem ou a colocação em família substituta ou adotiva. Nesse mesmo espaço do Sítio Shalom, iniciou-se em 2011 o Cantinho Literário (atual Universo Cultural). Em 2013 o espaco se intensifica como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Apoiado pela Criança Esperança-UNESCO, expandindo-se para Projeto Universo Cultural: Cidadania pela cultura através de diferentes manifestações artísticas.   Em dezembro de 2022 a REMER MINAS realiza a transferência do Serviço de Acolhimento Institucional - Casas Lares Shalom, e do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - UNIVERSO CULTURAL para a zona urbana da cidade de Bicas. O Serviço de Acolhimento - República de Jovens foi ativado de acordo com a demanda, locando um imóvel em área urbana.

Em 2019 à Associação REMER iniciou o Projeto Bolsa de Estudos com o objetivo de apoiar aos Jovens, que na infância e/ou adolescência participaram de Projetos Sociais da Remer, no ingresso e na permanência no Ensino Superior, contribuindo para o seu desenvolvimento e/ou fortalecimento enquanto sujeito de direitos, cidadão e agentes da paz.

nossa missão

promover

o acolhimento institucional e social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e violação de diretos, no exercício dos valores cristãos de justiça, paz, solidariedade, tolerância e amor, contribuindo para o exercício integral da cidadania

nossa visão

ser referência

de excelência na promoção do protagonismo e participação infantojuvenil para o desenvolvimento social e comunitário.

nossa visão

  • 01Amor Incondicional
  • 02Valorização do Núcleo Familia
  • 03Responsabilidade Socioambiental
  • 04Cosmovisão Cristã
  • 05Ética e Transparência
demo-attachment-921-Rectangle-652
demo-attachment-202-Rectangle-653
demo-attachment-532-Polygon-1
demo-attachment-1724-Group-71-2

nosso time

conheça nossas lideranças

demo-attachment-202-Rectangle-653
demo-attachment-921-Rectangle-652
Ana Paula Margarida

Ana Paula Margarida

Gerente Serviços Sociais REMER-MG
Robert smith presidente Geral da Remer

Robert Smits

presidente
Wilton Marques - Gerente de Serviços Sociais

wilton marques

gerente de Serviços Sociais
Antônio José Torres - Gerente Administrativo

Antônio José Torres

Gerente Administrativo
demo-attachment-1957-Rectangle-670
demo-attachment-1956-Rectangle-669-4